quinta-feira, 15 de março de 2012

CHANOYU " A CERIMÔNIA DO CHÁ!"

A arte de servir o chá foi estabelecida no Japão pelos mestres zen no século xv, consiste antes de tudo, numa experiência de ordem estética. Segue um rito tão formal quanto uma dança. Também é de origem chinesa, (os chineses no principio tomavam som sal, cebolas e gengibre).



A LENDA DO CHÁ!

Segundo a lenda o monge indiano Bodidarma, muito perturbado pelo sono em suas noites de meditação, tomou uma atitude extrema, cortou as próprias pálpebras, atirando-as ao solo. Delas cresceram raízes, e se transformaram em um arbusto de cujo as folhas ele preparou uma bebida que inibia o sono.
Bodidarma ficou por 9 anos com os olhos fixos numa parede nua, depois se tornou Buda.
Só muito mais tarde o chá passou a ser apreciado pelos sabores e aromas.
Os monges primitivos se sentiram atraídos a exemplo de Bodidarma, pela cafeína contida neles que impedia o sono.


Os utensílios usados na cerimônia do chá são verdadeiras obras de arte, as normas para seu uso são rigorosas. FUKUSA: Lenço de seda, CHAWAN: taça, NATSUME OU CHA-IRE: boião para o chá em pó, CHASEN: batedor para bater o chá, CHASHAKU: espátula para servir o chá em pó, CHAKIN: pano para limpar as taças, HASCHAKU: concha de bambú, KENSUI: recipiente para a água suja, TANA: pequena estante para colocar os utensílios, KAMA: panela de ferro. FURO: braseiro.


O anfitrião devem estar prontos antes dos convidados chegarem, arranjar flores como se ainda estivessem no campo, colocar a água para ferver, e claro oferecer uma quantidade satisfatória de chá. Todos os convidados  tomam três goles de chá passando para o segunte, limpando a borda com papel de seda.





SAYÕNARA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário