terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Cultura Gastronômica: A curiosa cozinha de Nova Orleans

 A cultura Créole faz parte da colonização dos estados da Louisiana e do Mississippi, e se refere aos imigrantes brancos e negros, que vieram no século XVIII das colônias francesas nas Antilhas, como a Martinica e o Haiti, e se fixaram nos estados citados. Ali, eles desenvolveram ainda mais a cultura gastronômica que misturava a África, a França e toques da influência dos nativos norte-americanos.
Os frutos do mar e dos mangues passam a ter grande utilização nas preparações, assim como os presuntos produzidos com as técnicas trazidas pelos europeus também são bastante apreciados nessa culinária.

O frango, outras peças da carne suína além de fortes condimentos, entre eles as pimentas caiena, Jamaica e verde, assim como ervas europeias tipo sálvia e tomilho, completam os principais insumos utilizados no desenvolver da cozinha Créole.

A mistura da cultura africana dos escravos e dos emigrantes das Antilhas, com as técnicas e variedade das preparações da cozinha francesa, trouxeram à tona uma gastronomia rica e de sabor forte, uma alquimia natural que agrada a grande maioria. Em se tratando de Brasil então... A comida Créole tem algumas das características da nossa cozinha nacional. Um sabor que abre o apetite e dá "água na boca".






UM DOS MUITOS PRATOS CREOLE!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário