Não é todos que sabem mas sou do interior de Minas, de Tocantins na zona da mata, fui criada indo a roça de meus avós Lígia e Moises, lá não tinha luz, por anos o banheiro era fora da casa simples e a água a vó nos colocava pra tocar a bica e lavar a louça! Eu já ficava ali na barra da saia dela no fogão a lenha toda curiosa vendo ela fazer a comidinha simples mas de encher os olhos e com aquele aroma no ar...hummm dá uma saudade..
Meu avô plantava milho, feijão,tomate, e no brejo em baixo da casa o arroz, vendia leite na rua ia de charrete com o leite naqueles latões!! Fui crescendo e ajudava a tirar o leite, ia na garupa dele buscar os bois, e minha avô na cozinha.
Um dia o chef Ronaldo do senac de Barbacema nos dava aula ensinando a fazer o CONFIT DE PATO!!
Assisti a aula curiosa... , quando ele terminou eu disse: Chef isto é "CARNE PRA COMER NAS ÁGUAS!!" KKKKKKKKKK e toda a turma de meninos, pq só havia eu de mulher, começou a rir!!!
Ai agora sim voltado ao meu avô, expliquei que na roça, se criava o porco para nosso uso, só que o mesmo só podia ser alimentado junto com a plantação, e colheita, pois após este período vinha as chuvas!! nada se planta!! e não havia como engordar o porco, ai não há criação... depois que se matava o porco, o toucinho ou "TUPICÃO" como dizia vô, ficava em um cabo de vassoura que era preso acima do fogão a lenha, e as carnes nos salgávamos durante um tempo e depois ele ia com a gordura para o tacho ate que cozinhasse e saísse toda a água e ficasse somente a gordura, colocávamos em latas que ficavam a beira do fogão a lenha e esta carne era consumida no período das chuvas!! de onde meu avô Moisés dizia: "CARNE PRA COMER NAS ÁGUAS!"
Adoro esta história e espero que vocês também!!
O leite primeiro era das netinhas, com 3 dedos de gordura, depois ele colocava agua e ia....kkk
ResponderExcluirkkkkkkkkkkkk... adorei a história e o comentário da babi foi ótimo...kkkkkk
ResponderExcluirPura verdade!! esta historia é contada por todos!! coisas de vô e ollha o tamanho das netinhas??? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluir